Eugenio Loarce – moda barrroca e ultra-feminina

O look remete-nos para o vintage, uma tendência crescente e com forte presença em Madrid, sobretudo na zona de Malasaña, bairro onde podemos encontrar todo um leque de lojas em segunda mão e verdadeiras pérolas vintage. Mas não é de lojas vintage que quero falar mas sim de Eugenio Loarce, criador espanhol com showroom muito perto deste bairro de Malasaña, mais precisamente na Chueca, e com quem felei na 64ª edição da SIMM (Semana Internacional da Moda de Madrid). Loarce, que define o seu trabalho como barroco e ultra-feminino, surpreende com o seu trabalho e as suas peças, habilmente costuradas, bordadas à mão por hábeis bordadeiras espanholas. Vestidos longos, vestidos compridos, casacos curtos, as suas colecções são compostas por peças a pedirem usos em ocasiões únicas e especiais. Prova disso são as clientes que tem no médio oriente, nomeadammente no Kuweit, e que vêm nas suas criações a opção ideal para eventos onde os modelos se querem exclusivos.
A sua entrada neste mercado do médio oriente surgiu quando uma compradora o abordou na imporante Pasarela de Burgos. Este feliz encontro revela bem a importância da presença em certos certames. Desde então os pedidos não têm parado. Ciente da importância do mercado do Médio Oriente, Eugenio sabe ouvir as sugestoes das suas clientes que lhe pedem para fazer o mesmo modelo mais comprido, mais curto, etc.
Destaque ainda para os acessórios e jóias que Eugenio cria e que constituem o complemento ideal para as suas peças. E nao se admire se ao consultar as suas coleçoes anteriores encontrar cabos e fios de impressoras. Em parceria com a HP, Loarce criou acessórios e conseguiu integrar na perfeição peças antigas de impressoras nas suas criações, uma simbiose perfeita entre o barroco que gosta de aplicar nas suas colecções e a tecnologia que remete para os nossos dias.
Oriundo de La Mancha e a residir em Madrid desde 1993, Eugenio criou a sua primeira colecção há 13 anos atrás para o evento de “Jovens Criadores” de Cidade Real. Desde então não tem parado, mas sempre sem pressas, pois sabe que nos pequenos pormenores reside a riqueza do seu trablho. E tem ainda tempo para dar aulas em centros de formação e para gerir o showroom de uma série de marcas de moda.

Leave a Reply

Your email address will not be published.